Conceito de Polícia Comunitária
Conceito
É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.
(TROJANOVWICZ, Robert; BUCQUEROUX, Bonnie. Policiamento comunitário: como começar. Trad. Mina Seinfeld de Carakushansky. Rio de janeiro: Polícia Militar do Rio de Janeiro, 1994, p 4.)
Logotipo da Polícia Comunitária, representando a figura de pessoas de braços dados, cujo significado é a união das Forças de Segurança do Estado de Santa Catarina com a comunidade, pela mesma causa
Quais são os objetivos da Polícia Comunitária?
A Polícia Comunitária visa a participação social, ou seja, o envolvimento de todos os cidadãos que morem, estudem ou trabalham na comunidade (ou área do Conseg) e que possam, voluntariamente, auxiliar as Forças de segurança Pública na busca de soluções que atuem sobre as causas da violência e da criminalidade, proporcionando desta forma mais segurança e uma maior qualidade de vida.